Símbolos Ofíciais de Macapá

31/12/2012 11:36

Símbolos Ofíciais

Para fazer valer o dispositivo legal da Lei Orgânica do Municipio de Macapá, o então prefeito de Macapá, João Alberto Rodrigues Capiberibe, através do Decreto nº 264/92-PMM, de 1º de julho de 1992,  nomeou uma comissão para escolha do Hino, da Bandeira e Brasão do Municipio de Macapá.

Os vencedores do concurso foram Herivelto Maciel (Brasão de Armas), José Henrique da Silva Costa (Bandeira) e Terezinha de Jesus Bastos Fernandes (Hino de Macapá). Os símbolos oficiais do Município de Macapá foram definidos através da Lei Municipal nº

Bandeira

Seu desenho consiste em um retângulo dividido em cinco faixas horizontais de diferentes larguras. A primeira, a terceira e a quinta são de mesma largura e mais largas que as demais e estão em vermelho, amarelo e verde, respectivamente. A segunda e a quarta, que são mais estreitas, estão em branco. No centro da bandeira está a representação de uma guarita da Fortaleza de São José de Macapá, na cor prata. O mesmo desenho também está presente do escudo do brasão municipal.

Em relação às cores, o vermelho representa o sol equatorial emitindo raios, que são representados pelas faixas. O amarelo tem a representação da vocação mineira predominante em quase todo o Estado, alémdo misticismo das grandes religiões que existem na capital do Estado, convivendo harmonicamente. A cor verde representa as nossas florestas preservadas. A cor branca lembra a presença afro, predominante na nossa população, e cujo matiz está sempre presente na indumentária das danças e festas de matriz africana africana. A união do amarelo e do branco é a viva presença do Espirito Santo e da Santissima Trindade, que norteiam a dança do Marabaixo, autêntico evento nascido dentro dos limites de Macapá.

Brasão de Armas

O Brasão de Armas do Municipio de Macapá, idealizado por Herivelto Maciel, consiste num escudo em cores verde, vermelho e branca, com contornos negros. Na parte superior, a data 1856 marca o ano em que Macapá foi elevada à categoria de Municipio pela Lei Estadual (do Pará, a qual o município estava vinculado) nº 281, de 6 de setembro de 1856.. O formato inicial de Vila, com o nome de São José de Macapá, é de 4 de fevereiro de 1758,

Os dois guarás, ou flamingos, representados  na parte superior do escudo, representam a fauna de Macapá. Esta espécie já serviu de inspiração para vários compositores locais, e os guarás podem ser observado com maior freqüência na Area de Proteção Amiental do rio Curiaú, um dos santuários ecológicos da capital do Amapá.

As faixas vermelhas, também predominantes na bandeira do município, representam os raios do Sol Equatorial, todos concentrados no maior monumento do Estado, que é a Fortaleza de São José de Macapá, representada por uma guarita em cor branca.

A cor verde é a representação da nossa mata, e os ramos laterais são de bacaba, fruto que deu origem ao próprio nome Macapá.

Hino

Tendo como introdução a origem de Macapá através da palmeira Bacaba, o Hino do Municipio de Macapá, com composição e música de Terezinha Lúcia Barros Fernandes, exorta a população para valorizar a própria historia da capital mais setentrional do Brasil, localizada na margem esquerda do Amazonas e cortada pela linha imaginária do Marco Zero do Equador. Ele é uma marcha animada, executada em compasso quaternário.

O hino compõe-se duas esfrofes de oito versos em alexandrino (12 sílabas), e uma estrofe de quatro versos em redondilha maior (07 sílabas), entoadas a partir do canto de cada estrofe. Eis a letra:

Os raios fúlgidos do sol do equador
Fertilizaram esta terra promissão
Teve seu nome brotado da palmeira
Como uma rosa desabrocha do botão;
Nossa floresta amazônica gigante
De esperança e mil riquezas a acercou
Em sinfonia com os sons da natureza
Seu povo heróico de um novo brado ecoou;

Glorioso é teu passado
Teu presente é varonil
Teu futuro é majestoso
Macapá tu és Brasil

O teu destino é conquistar as gerações
Ó Macapá , a capital de intenso amor
Nas doces águas do teu rio Amazonas
Tu és banhada de energia e olor
Deus te salve ó sentinela altaneira
Rincão sagrado onde a vida fez morada
Nós, os teus filhos, orgulhoso te saudamos,
Terra querida pelos céus abençoada

Glorioso é teu passado
Teu presente é varonil
Teu futuro é majestoso
Macapá tu és Brasil!
Macapá ! Macapá !

Elaboração do texto: Edgar Rodrigues

 

Fonte: https://www.macapa.ap.gov.br

ASCOM/3º SECRETARIO MARCOS