Primeira assembleia do PPA de Macapá

19/04/2013 21:03

 

Primeira assembleia do PPA de Macapá atrai mais de 500 participantes


Comunidade teve a oportunidade de participar elegendo seus representantes para a próxima etapa


 

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) realizou na noite de ontem, 16, a primeira Assembleia Preparatória para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA) do município. O evento aconteceu no Centro de Mobilização Social Projeto Minha Gente, no bairro Jardim Felicidade II.

Estiveram presentes na ocasião os representantes das associações de bairro, Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários (Semae), Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Secretaria Municipal de Juventude, os vereadores Madeira, Nelson Souza, Waghinshinton e João Henrique.

O momento teve como objetivo a composição dos primeiros representantes do “Congresso do Povo”. Foram 43 delegados eleitos, representantes dos bairros: Novo Horizonte, Jardim I e II, Ipê, Sol Nascente e Curiaú.

Segundo o representante da Conama, João Augusto, é a primeira vez que um prefeito está dando voz para a população. “Estou muito satisfeito de estar participando da primeira assembleia do PPA do município, onde quem deve escolher propostas de investimentos em vários setores somos nós, enquanto sociedade”.

As plenárias, que estão sendo coordenadas pelas secretarias Semae e Sempla, visam lutar pelo interesse coletivo, com o auxílio da sociedade. Segundo a titular da Sempla, Sheila Trícia, este é o primeiro de dezoito encontros que irão ouvir o povo de forma democrática. “Esse momento vai nortear os próximos anos de gestão da PMM, e o ponto forte é construir o PPA em parceria com todos”, explicou a secretária.

O PPA será formulado com a ajuda de 500 delegados que serão eleitos durante as assembleias. O secretário da Semae, Claudiomar Rosa, explicou a importância dos delegados para o andamento do processo de construção. “Cada delegado será um componente importante, que irá fiscalizar e auxiliar os investimentos da Prefeitura”. O Secretário falou ainda que todos os bairros e distritos de Macapá serão ouvidos e terão a oportunidade de expor suas demandas. “Vamos debater as melhorias que a população quer, construindo uma gestão democrática e solidária, aqui todos terão a mesma voz para construir uma Macapá melhor”, finalizou.


Os participantes assistiram a um vídeo e palestra promovidos pela coordenação geral, explicativos sobre como vai acontecer todo o processo, desde a escolha dos delegados até os pontos que nortearão a construção do PPA. Além disso, a população presente contou com a apresentação do grupo Associação Desportiva e Cultural Bimbinha de capoeira.

Sônia Sandim – Asscom PMM

 


PMM: Karen