Portal trará oportunidades de emprego para alunos do Ciência sem Fronteiras-ASCCOM/ROBEN/SEC

26/04/2013 20:11

 

Portal trará oportunidades de emprego para alunos do Ciência sem Fronteiras

Para facilitar a inserção dos bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no mercado, o MCTI lançou, nesta quarta-feira (17), o portal Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O site é uma plataforma de integração entre os bolsistas e ex-bolsistas com empresas do setor privado.

O sistema estava previsto para ser lançado na semana passada, conforme adiantou com exclusividade a Agência Gestão CT&I de Notícias, mas a cerimônia foi desmarcada devido a uma incompatibilidade nas agendas dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante.

No site www.cienciasemfronteiras.gov.br/ee estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos bolsistas. O portal será ainda, de acordo com o MCTI, uma ferramenta importante na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica.

Para Aloizio Mercadante, o Portal Estágios & Empregos vai ajudar as empresas a construírem uma cultura de inovação. "O Ciência sem Fronteiras está dando um salto que ainda não é perceptível, mas que daqui alguns anos, será de fácil entendimento. Nós já temos 400 pesquisadores, sendo 283 de altíssimo nível que estão trabalhando aqui no Brasil e faremos mais parcerias com grandes centros de excelência", afirmou.

Durante a cerimônia, também foi lançado o Painel de Acompanhamento. O sistema dará transparência na divulgação dos dados de execução do programa CsF. O ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, destacou que um dos principais desafios do Brasil é fazer o conhecimento das universidades gerar modernização para o País. "O CNPq ajudou a montar o sistema de ciência e tecnologia dbrasileiro e agora vai ajudar a montar o sistema de inovação", comentou Raupp.

O CsF conta agora com uma nova modalidade de bolsa. Denominada de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior, ela terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES).  O objetivo é apoiar a participação de especialistas, técnicos, tecnólogos, pessoal técnico-científico para treinamento e capacitação em instituições de excelência no exterior, por meio da realização de estágios e cursos nas áreas contempladas pelo Programa.

Atualmente, o CsF já financiou os estudos de 23.851 pessoas. A meta, de acordo com o MCTI, é enviar ao exterior 50 mil alunos. O programa estipulou financiar conceder 101 mil bolsas até 2015, sendo 75 mil com recursos do governo federal.

Parceria com a França

Durante cerimônia foi anunciada uma nova parceria entre o CNPq e com a Association Nationale de la Recherche et de la Technologie (ANRT), uma agência de fomento à pesquisa e inovação do governo francês. Serão ofertadas  bolsas em doutorado pleno com duração de até 36 meses.

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do CNPq

Fonte2: https://www.ueap.ap.gov.br/

Fonte3: https://www.cienciasemfronteiras.gov.br