Parque dos Buritis esta na programação dos 255 de Macapá-ASCOM/MARCOS

23/01/2013 21:10

 

Homenagens a Macapá iniciam no dia 31 de janeiro e culminarão no dia 4 de fevereiro, com a programação da Confraria Tucuju, incluindo corte do bolo (Foto: Márcia do Carmo)

Homenagens a Macapá iniciam no dia 31 de janeiro e culminarão no dia 4 de fevereiro, com a programação da Confraria Tucuju, incluindo corte do bolo (Foto: Márcia do Carmo)

Governo do Estado e Prefeitura definem a programação dos 255 anos de Macapá

O secretário de Estado da Cultura, José Miguel, o coordenador de Eventos do governo, Jean Alex Nunes, e a coordenadora da Fundação Municipal de Cultura, Márcia Corrêa, estiveram reunidos para definir os últimos detalhes da festa dos 255 anos de Macapá. As comemorações iniciam no dia 31 de janeiro e culminarão no dia 4 de fevereiro, com a programação da Confraria Tucuju. Cortejo artístico, corte do bolo, missa, shows culturais, exposições, Marabaixo, almoço e atividades esportivas estão previstos para os cinco dias de homenagens. 

Com o tema \"Macapá vamos cuidar de você\", a programação foi ampliada e será realizada a partir da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Macapá e Confraria Tucuju. Para o coordenador de Eventos do GEA, a proposta é mobilizar a participação de toda a comunidade macapaense. 

\"Além da tradicional festa promovida no dia 4 de fevereiro, no Largo dos Inocentes, pela Confraria Tucuju com apoio do Governo do Estado, a população terá a oportunidade de prestigiar diversas atividades proporcionadas pela Prefeitura\", ressaltou o representante do governo. 

A coordenadora da Fundação Municipal de Cultura, Márcia Corrêa, disse que a ideia de sair do centro da cidade e levar atividades culturais para outros bairros da capital é uma forma de envolver e oportunizar aos munícipes o conhecimento do potencial artístico-cultural existente no município, daí a proposta de aproveitar os locais da capital onde há maior concentração de pessoas, como feiras, pontos de ônibus e praças. 

\"As Praças Vivas e cortejos teatrais são umas das novidades deste ano, como forma de aproximar a população dessa programação, que também tem por objetivo levar a mensagem a todos, que é o sentimento de cuidar do nosso município\", declarou a coordenadora. 

Para o secretário de Cultura, José Miguel, a parceria com a Prefeitura de Macapá foi fundamental, uma vez que a programação tem um único objetivo: festejar a criação do município. \"Vejo com muito entusiasmo essa parceria entre Governo do Estado, Prefeitura e Confraria Tucuju. Toda a população poderá participar das homenagens ao aniversário de 255 anos de Macapá\", concluiu o gestor. 

Programação 

31 de janeiro (quinta-feira) 

8h - Corredor Verde - Parque dos Buritis 

17h - Cortejo artístico e atividades com palhaços, malabaristas, pernas-de-pau, recitador de poesias, dentre outros atores culturais percorrendo as feiras da capital 

18h - Apresentações de música instrumental, Marabaixo e estátuas vivas - Pontos de ônibus da Praça da Bandeira, PMM, Orla I, Orla II, Veiga Cabral, Rua São José, Ciosp do Novo Horizonte, Hospital Metropolitano, Orla III e Praça do Buritizal 

19h - Minicurso de História de Macapá 



1° de fevereiro (sexta-feira) 

16h30 - Shows culturais e a cerimônia de regulamentação da Lei do Patrimônio, com a presença de autoridades e a comunidade - Mercado Central 



2 de fevereiro (sábado) 

8h às 9h - Cortejo artístico e atividades com palhaços, malabaristas, pernas-de-pau, recitador de poesias - bairro Perpétuo Socorro 

12h - Almoço e torneio com participação da imprensa local 



3 de fevereiro (domingo) 

9h às 10h - Cortejo artístico com palhaços, malabaristas, recitadores de poesia e outros artistas - bairro Novo Horizonte 

9h - Projeto Praça Viva I com teatro, música, dança, poesia, distribuição de mudas de ornamentais e frutíferas 

16h30 - Projeto Praça Viva II - Praças Jardim II, Zerão e Marabaixo 



4 de fevereiro (segunda-feira) 

6h - Alvorada de canhões da Fortaleza - Fortaleza São José de Macapá 

7h - Missa - Igreja São José 

8h - Hasteamento do Pavilhão Nacional - Avenida Mário Cruz - Confraria Tucuju 

8h30 - Encontro das bandeiras do Marabaixo - Avenida Mário Cruz - Confraria Tucuju 

9h - Cerimonial a Avenida Mário Cruz - Confraria Tucuju 

10h - Corte do bolo - Avenida Mário Cruz - Confraria Tucuju 

12h - Distribuição de feijoada - Avenida Mário Cruz - Confraria Tucuju 

13h - Exposição de fotos antigas da cidade - Largo dos Inocentes - Formigueiro 

14h - Show no Largo dos Inocentes

---------------------------------------------------------------------

Post. Por ASCOM/ROBEN/MARCOS ALBUQUERQUE

FONTE:

Núcleo de Jornalismo/Secom
Assessor de Comunicação Social 
Secretaria de Estado da Comunicação Social