Inscrições para cursos técnicos e profissionalizantes seguem até o dia 16/09/2013 - MARCOS SILVA ALBUQUERQUE

05/09/2013 10:42

images_Inscricao_Pronatec

Podem participar da seleção alunos que tenham feito o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral

Estudantes interessados em concorrer às vagas restantes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) devem se inscrever até o dia 16 de setembro.

Para participar da seleção, o aluno precisa ter concluído o ensino médio em escola pública ou na rede particular com bolsa integral. O preenchimento das vagas é feito por ordem de inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. Feita a inscrição, o aluno tem dois dias úteis para ir à instituição onde pretende estudar e fazer a matrícula, garantindo a vaga.

Até o final da tarde dessa segunda-feira (2), o sistema tinha vagas em cidades das cinco regiões do País. Em Goiânia, por exemplo, estavam abertas vagas em nove tipos de curso, inclusive para técnico em informática, técnico em informática para rede, técnico em informática para internet e técnico em redes de computadores, que foi o tipo de formação que ocupou o segundo lugar entre os cursos mais procurados no Sisutec, quando a seleção foi pela nota do Enem.

Em Teixeira de Freitas (BA), em Blumenau (SC) e em Americana (SP) também existem vagas para diversas áreas do conhecimento, com ênfase para informática, logística, eletroeletrônica, computação gráfica, automação industrial, cuidador de idoso.

Matrícula 

Para garantir a vaga, o aluno precisa fazer a matrícula na instituição que oferece o curso e deve apresentar os seguintes documentos originais, acompanhados de cópias:

• Certificado de conclusão do ensino médio

• Histórico escolar do ensino médio

• Certidão de nascimento ou de casamento

• Carteira de identidade, ou carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH), passaporte ou carteira de identidade profissional.

• Cadastro de pessoa física (CPF)

• Título de eleitor e comprovantes de votação (primeiro e segundo turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado – para maiores de 18 anos

• Certificado militar, para maiores de 18 anos e do sexo masculino

• Comprovante de residência

• Uma foto 3x4, recente.

 

Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pode fazer a inscrição no Sisutec  1º/2013, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obteve nota superior a zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.

Fonte:

Ministério da Educação