Curso Aluno Integrado - MARCOS SILVA ALBUQUERQUE

21/08/2013 20:48

 

Unifap realiza aula inaugural do curso Aluno Integrado

A Universidade Federal do Amapá realizou nesta terça-feira, 30, a aula inaugural do Curso Aluno Integrado, edição 2013, o qual será gerido pela Instituição sob a coordenação da  Professora Eliana Paixão e contará com o apoio do Núcleo de Tecnologia do Estado do Amapá, no que diz respeito ao provimento de condições técnicas dos laboratórios de informática das escolas envolvidas, as quais serão mais um ponto de acesso à plataforma do curso.

 

O Curso Aluno Integrado é promovido pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica e foi projetado para atender alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.  Será totalmente a distância e se encontra hospedado na plataforma e-proinfo. O conteúdo contempla as temáticas: Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores. Tais temáticas serão exploradas e discutidas por meio de fóruns e produção de textos (síntese, resenha, relatório, texto reflexivo entre outros) e compartilhadas, por meio de arquivos de textos, disponibilizado em portfólio, diário e atividade de interação - bate-papo.

 

De acordo com o MEC, “a proposta metodológica do curso ancora-se no processo de construção de conhecimento baseado na interação entre grupos e entre instituições, observando os diversos contextos em que os participantes estão inseridos, implementando uma reflexão teórico-prática”.

 

O evento foi iniciado pelo Magnífico Reitor da UNIFAP Prof. Dr. José Carlos Tavares, que enfatizou a importância do curso para a formação dos alunos e que seja de substancial aproveitamento nas escolas de origem dos mesmos. Ressaltou, ainda, que o Ministério da Educação tem implantado diversos programas, visando à inserção social e que é de elevada relevância a UNIFAP estar a frente desse curso.

 

O evento também contou com a participação da Gerente do NTE/AP Profa. Rosângela Pariz Bitencourt, representantes dos diretores das escolas envolvidas, familiares e alunos, momento em que esses foram apresentados aos seus respectivos tutores a distância. Na ocasião, um dos alunos se manifestou, agradecendo a oportunidade e assim finalizou a sua fala: “Nós vamos levar o curso até o fim, estamos para o que der e vier”.

 

 

Dentre as atividades desenvolvidas, os presentes assistiram à palestra proferida pelo Prof. Rafael Pontes Lima (Professor e Diretor do Departamento de Informática da UNIFAP), que abordou o seguinte tema: “Despertando para o potencial de Tecnologia da Informação”.

 

Segundo a Profa. Eliana, a meta da UNIFAP é atingir 35 escolas com oferta de 480 vagas até dezembro de 2014. Em 2013 serão atendidos 120 alunos, regularmente matriculados nas seguintes escolas situadas em Macapá e Santana: Prof. Antonio Ferreira Lima Neto, Azevedo Costa, Jesus de Nazaré, Tiradentes, Profa. Maria Carmelita do Carmo, Prof. Antonio Messias, José do Patrocínio, Almirante Barroso, Igarapé da Fortaleza, Prof. Francisco Walcy. As 360 vagas restantes serão ofertadas no decorrer do ano de 2014.

 

 A Professora ressaltou que o curso está muito bem estruturado, a equipe de coordenadores e tutores treinada, como também, os alunos. E ao expressar a sua satisfação no acolhimento dos mesmos, destacou: “A equipe está preparada para atendê-los, comprometida e com vontade de caminhar junto com vocês no decorrer do curso para que possam chegar ao final com sucesso, tendo em vista que representa mais uma oportunidade de formação para futura fixação dos vocês ao mercado de trabalho”.

 

Ao final do curso os alunos receberão o certificado de extensão emitido pela UNIFAP, com o título: Curso de Qualificação em Tecnologia Digital – Aluno Integrado.  

 

Eliana Paixão