4ª Conferência Virtual de Meio Ambiente estimula debates online sobre gestão dos resíduos sólidos

11/09/2013 12:00

Parceria entre Ministério e Câmara dos Deputados permite debates virtuais até o dia 10 de setembro

 

Todos os brasileiros estão convidados a participar da 4ª Conferência Virtual de Meio Ambiente, que vai até o dia 10 de setembro por meio da plataforma E-Democracia da Câmara dos Deputados. O objetivo é discutir sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entre outras ações prevê  a erradicação dos lixões em todo o território nacional até o fim de 2014.  As pautas e planos de ação sugeridos online serão levadas à Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), que será realizada no mês de outubro em Brasília. 

Ao término da conferência virtual, serão cadastradas 20 propostas para serem encaminhadas às discussões de cada eixo prioritário: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda, e educação ambiental.

Além da redução de impactos ambientais dos lixões, outra discussão central gira em torno de acordos de logística de recursos entre o governo federal e setor empresarial. Pela proposta do governo, diferentes setores da economia deverão ficar responsáveis pela coleta e reciclagem dos bens que produzem, como lâmpadas, lubrificantes para automóveis, e eletrônicos em geral, explica a consultora de metodologia e sistematização da 4ª CNMA, Maria Theresa Teixeira.

Outras frentes
Outras formas de participar da 4ª CNMA incluem as conferências livres, municipais, regionais e estaduais, que podem ser convocadas por qualquer cidadão. Foram realizadas mais de 3 mil conferências entre as modalidades municipal, regional e livres. Mais de 200 mil pessoas já foram mobilizadas no processo, a expectativa é que até a CNMA em outubro mais de um milhão de cidadãos contribuam com os debates.

A CNMA será formada pelos delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais e receberá as deliberações das Conferências Estaduais, livres e virtual.

Fontes:
Ministério do Meio Ambiente
Portal da Câmara dos Deputados